Thiago Pinheiro
Aprendi a conversar com o piano antes dos cinco anos. Ele esteve presente em todas as fases da minha vida. Pode até parecer loucura, mas quem conhece pianos e já falou com eles, sabe que não são apenas madeira, cordas, parafusos que estão alí. Para mim, cada piano tem sua própria alma e vida. Não consigo contar o número de vezes que o piano me mandou tocar uma determinada música. As vezes ele te pede gentilmente, as vezes te acorda no meio da noite. Para mim, o diferencial da FRITZ DOBBERT é tratar os pianos como instrumentos que tem sua própria alma. O carinho, dedicação e humanidade de uma empresa que respeita esse milagre da vida e o executa com excelência. A FRITZ DOBBERT é no mínimo um tesouro nacional.
Thiago Pinheiro
Um menino de 6 anos de idade, improvisando ao piano com segurança e desenvoltura, chamou a atenção de José Ribeiro de Souza Filho, diretor da Fritz Dobbert. O ano era 1988, e o piano estava no estande da marca, na hoje tradicional feira Expomusic. O evento ainda acontecia no pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera. A passeio no parque, o menino deixou os patins na entrada da Expomusic para poder entrar. Chegando ao estande da Fritz Dobbert, impressionou pela música que começou a tirar das teclas. Nesse momento, nasceu uma parceria entre a sensibilidade marcante de Thiago Pinheiro e os pianos Fritz Dobbert, que dura até hoje — ambos estarão presentes na Expomusic 2006, na Expo Center Norte, de 30 de agosto a 3 de setembro.
O fato de ser autodidata reforça a liberdade musical de Thiago. O pianista sempre pesquisou muito por conta própria, até mesmo por causa de sua limitação na leitura de partituras — Thiago possui cerca de 20% de visão. Ele teve seu primeiro contato com um piano ainda criança, e foi nesse instrumento que começou a desenvolver sua música. Ao longo do tempo, expandiu seu conhecimento na área de timbragem e tecnologia musical, tornando-se uma das maiores referências no Brasil em home studio e em estúdios móveis. Em 2002, Thiago passou a ser um dos artistas do time da empresa norte-americana de tecnologia para áudio e música M-Audio, tocando em trade shows como o Namm, nos Estados Unidos, e o Calm Expo, na China.
“Tecnologia musical fornece ferramentas muito práticas, mas realmente não existe sensação tão gostosa quanto a de sentar frente a um piano e sentir a música fluir”, diz Thiago. E, sem dúvida, o piano é o instrumento eleito pelo músico para compor e desenvolver suas idéias. Seu estilo musical absorveu influências de várias fontes, de grandes nomes do blues, como Eric Clapton, ao som pop de Stevie Wonder, com quem Thiago subiu ao palco, aos doze anos de idade, no 10º FreeJazz Festival. Há cerca de dez anos teve contato mais intenso com o jazz, o que causou um grande impacto em sua forma de tocar, por meio de pianistas como Chick Corea, Keith Jarret, Herbie Hancock e Brad Mehldau.
No palco
Na última edição do Prêmio Visa de Música Instrumental, Thiago subiu ao palco acompanhado de Giba Faveri (bateria), Renato Martins (percussão), Chico Pinheiro (guitarra) e Cláudio Rocha (baixo). Aos 17 anos, foi o mais jovem músico a ficar entre os finalistas nesse prêmio. Já tocou ao lado de Naná Vasconcelos Hermeto Pascoal, Célio Barros, Carlos Balla, Gilberto Gil, Kenny Brown, Gary Brown, Arthur Maia, Diego Figueiredo e Nelson Ayres.
Thiago Pinheiro possui uma produtora, a Acorde Produções, e trabalha sobretudo com clientela internacional. Em paralelo, tem projetos como pianista solo e com o “Thiago Pinheiro Trio”. Com essa formação, Thiago explora principalmente standards de jazz e composições do trio. Já nos trabalhos solo, é uma proposta mais intimista e profunda que ganha contornos sonoros sob as mãos do pianista.
Aproveite e conheça todasas nossas linhas de pianos
Artistas
Alexandre Negreth
Obrigado por me proporcionar a realização do meu sonho. Venho parabenizar por mais um ano de pianos Fritz Dobbert ...
Alvaro Siviero
Os acordes iniciais do Concerto n.1 de Liszt revelam o calibre de um piano ...
Ary Holland
Um músico completo, que reúne a totalidade daquelas características que fazem alguns músicos brasileiros serem admirados ...
Eny da Rocha
Para nós, pianistas brasileiros, é um motivo de orgulho contar com um piano nacional do calibre do Fritz Dobbert ...
Eudóxia de Barros
Sempre admirei os pianos Fritz Dobbert, que não ficam nada a dever a outros pianos estrangeiros ...
Fábio Caramuru
Nascido em 1956 na cidade de São Paulo, Fábio Caramuru estreou como solista da OSESP ...
Felipe Adjafre
Sempre tive um sonho de ter um piano acústico, e o realizei adquirindo um Fritz Dobbert FD112, que superou bastante as minhas expectativas ...
João Carlos Martins
Um exemplo de superação ...
João Donato
Nascido em Rio Branco, Acre, em 17 de agosto de 1934, João Donato de Oliveira Neto viria ...
Juliana D’Agostini
Desde seus 5 anos de idade com um Fritz Dobbert até o sucesso que é atualmente ...
Michel Limma
A Fritz Dobbert sempre esteve presente na minha vida, desde os
primeiros acordes até as apresentações mais memoráveis ...
Olivia Gênesi
Kawai sempre esteve comigo, no começo teclado, depois piano digital.
O melhor timbre e design para o estúdio e para o palco ...
Paulo Gazzaneo
2012 é um ano muito especial pois se completam 30 anos desde o meu primeiro contato oficial com a marca Fritz Dobbert ...
Samuel Quinto
A maioria dos pais se preocupa, antes mesmo do filho nascer, com a profissão dele ...
Thiago Pinheiro
Aprendi a conversar com o piano antes dos cinco anos. Ele esteve presente em todas as fases da minha vida ...