ESTRUTURA ACÚSTICA

Tábua Harmônica

A função da tábua harmônica em um piano é amplificar as vibrações produzidas pelo movimento das cordas, formando no ar ondas sonoras de amplitude e potência muito maiores das que poderiam ser geradas apenas pelas cordas. Isto pode ser facilmente entendido se compararmos a grande área que tem a tábua harmônica em relação a todas as cordas juntas, fazendo com que a grande porção de ar que envolve as superfícies frontal e trazeira da tábua harmônica libere as poderosas ondas sonoras geradas pelo complexo movimento.

A tábua harmônica nos pianos Fritz Dobbert é fabricada de madeira maciça de pinho que, depois de cortada, é selecionada e colocada no processo de secagem natural por alguns meses até que esteja em condições de entrar para secagem em estufas automatizadas. Este processo resulta em matéria-prima estável e isenta de fungos.

Para se obter o fantástico efeito da vibração, a tábua harmônica é construída por artesãos de rara habilidade. Seu comprimento e largura dependem do modelo do piano, enquanto que a espessura varia de 6 a 8mm em média, das bordas para o centro. As tábuas são coladas lado a lado por suas bordas, sendo que os veios da madeira devem estar o mais paralelo possível à linha do cavalete principal, onde estão apoiadas as cordas.

A riqueza do som de um piano está relacionado ao efeito do coroamento, uma leve curvatura que o artesão confere à tábua harmônica no processo de montagem, fazendo com que a tábua harmônica atue como um diafragma, propagando o som produzido pelas cordas.

Tábua Harmônica Para equilibrar os esforços produzidos e direcionar energia aos pontos onde a tábua harmônica é mais exigida, são coladas as costelas de madeira na parte trazeira da tábua harmônica, que nos pianos Fritz Dobbert, são fabricadas de madeira maciça de pinho, sem emendas.

Sobre a tábua harmônica são colados os cavaletes, um para apoio das cordas da região dos médios e agudos, e outro para apoio dos graves. A função dos cavaletes é transmitir as vibrações das cordas para a tábua harmônica. Os cavaletes dos pianos Fritz Dobbert são fabricados de madeira maciça de pau marfim, de grande dureza, e entalhados por artesãos altamente qualificados.

Tábua Harmônica Tábua Harmônica

A Estrutura

A tábua harmônica é fixada em uma complexa e sólida estrutura de madeira e ferro fundido, formando um elemento coeso, estável, capaz de suportar as mais de 20 toneladas de esforços produzidos pelas cordas tensionadas, garantindo a qualidade dos sons emanados pela tábua harmônica e mantendo a afinação do instrumento.

Todos os modelos de pianos Fritz Dobbert têm estrutura de madeira maciça e até os modelos verticais menores, possuem na sua estrutura as mesmas vigas de madeira encontradas nos modelos maiores.

A chapa de ferro utilizada nos pianos Fritz Dobbert são fundidas pelo tradicional método de moldagem na areia. Nesse processo, depois de desmoldada, a peça é deixada para curar até atingir um perfeito equilíbrio das suas tensões internas, vindo a contribuir para a qualidade do timbre do instrumento.

Para que as cravelhas que mantém as cordas fixadas estejam perfeitamente ancoradas à estrutura do piano, é montado na estrutura de madeira uma peça de grande importância chamada, cepo.

Os pianos Fritz Dobbert têm cepo fabricado com 21 a 23 lâminas de madeira pau-marfim, onde a sobreposição das lâminas observa o sentido dos veios da madeira, para que estejam perpendiculares, primeiro na forma de cruz e depois na forma de xis, formando ângulo de 45º entre as camadas.

Este conjunto de lâminas é colado com cola-resina fenólica em prensa aquecida a temperatura de 130º, com pressão uniforme de 21 kg/cm 2.

As cordas são fabricadas com fio de aço importado e os bordões usam revestimento de cobre trefilado especialmente para a fabricação de corda de piano.

Os pianos Fritz Dobbert de 1/4 de cauda e de meia cauda possuem escala duplex, um prolongamento da corda que tem a finalidade de produzir harmônicos da mesma nota, enriquecendo o som da nota tocada.

A Estrutura

TECLADO E MECANISMO

Além de ter boa sonoridade, um bom piano tem que responder com precisão às intenções do pianista. Esta resposta é resultado da combinação perfeita dos movimentos do teclado e do mecanismo do piano e é denominada; toque ou controle.

As teclas do piano são o ponto de contato entre o pianista e o seu instrumento. Esta intimidade resultará em infinitos toques; suaves, vigorosos, longos, curtos. Seja qual for a força empregada pelos dedos do pianista, elas devem agir imediatamente, para depois, retornarem a posição de descanso.

A uniformidade do toque é de extrema importância para o pianista. O objetivo é de que o pianista tenha a mesma sensação tocando em toda a extensão do teclado, da nota mais alta a mais baixa. Para que isto ocorra, as teclas são pesadas e balanceadas individualmente, para que sejam compensadas as diferenças de peso existente entre os martelos dos baixos até os agudos.

Teclado e Mecanismo

Construídos de madeira maciça de pinho e revestidos na sua superfície superior com acrílico nas teclas brancas e poliestireno nas teclas pretas, o teclado dos pianos Fritz Dobbert é projetado para desempenhar esta função com precisão e durabilidade.

O mecanismo de um piano é uma máquina de grande complexidade. Milhares de peças produzidas com diferentes matérias-primas tais como; madeira, tecidos, adesivos, resinas, metais, montadas de forma que tenham movimento preciso e coordenado desde o momento que as teclas são acionadas até os martelos percutirem as cordas.

Para que todas as peças que compõem esta admirável máquina possam funcionar com precisão, é necessário um rigoroso controle das matérias-primas empregadas, evitando-se deformações resultantes de fadiga dos materiais e da variação climática.

O mecanismo dos pianos Fritz Dobbert utilizam matérias-primas de alta qualidade, sendo que a madeira empregada é seca em estufa até que o teor de umidade alcance 7%.

Após a instalação do teclado e do mecanismo, o piano Fritz Dobbert é submetido ao “action test”, no qual cada tecla será tocada milhares de vezes em um equipamento eletromecânico. Este artifício contribui para o processo de estabilização da afinação do instrumento e também, prepara o mecanismo e o teclado para a regulagem final.

Teclado e Mecanismo

Acabamentos

Acabamento

O piano, além de ser um instrumento musical complexo, é também um objeto de extraordinária beleza e refinamento, podendo complementar o ambiente com elegância e aumentando o nível de satisfação dos seus usuários.

Além da aparência, a qualidade do acabamento é de grande importância para a conservação e durabilidade do instrumento, podendo prolongar sua vida útil e protegê-lo da ação agressiva de intempéries e de causas acidentais.

Nos acabamentos dos pianos Fritz Dobbert, o uso de lâminas de madeiras nobres conferem beleza e autenticidade ao instrumento, tendo ainda a aplicação de vernizes poliéster e poliuretano de alta qualidade para garantir o resultado final. O lixamento e polimento são realizados em máquinas de última geração, possibilitando uma superfície lisa e uniforme.

Se preferir, seu piano pode ser personalizado, pois a Fritz Dobbert realiza a customização dos pianos em qualquer cor pantone, direto da fábrica.

Os pianos Fritz Dobbert são produzidos nos acabamentos ao lado.

CUIDADOS COM O PIANO

Saiba como conservar o seu piano.

Ambientação

  • Pianos necessitam de ventilação adequada. Sua melhor localização é a cerca de 10 cm de uma parede interna ou no centro do ambiente.
  • Não coloque o piano junto a janelas. O móvel deve ser protegido da luz solar direta. Se isso não for possível, use cortinas que impeçam a entrada de raios solares.
  • Mantenha o piano distante de fontes de calor, como aquecedores, ar quente, lareiras, etc. Calor excessivo danifica o móvel e as partes internas, afetando o funcionamento normal.
  • Feltro, tecido, couro e componentes de madeira são sensíveis à umidade. Se ela for excessiva, resulta em ação deficiente do mecanismo e das teclas, além de oxidação das partes metálicas. O ideal é umidade relativa de 70%.
  • Ambientes muito secos também são um problema para o desempenho do piano. Ambientes naturalmente secos têm umidade suficiente para prevenir agressões, mas em locais extremamente secos os componentes de madeira e feltro se contraem. Em raras vezes, a tábua harmônica e outras partes laminadas podem apresentar trincas, apesar de cuidadosamente processadas na fábrica.
  • Para evitar um ambiente demasiadamente seco, aconselhamos manter algumas plantas ou um umidificador no recinto do piano. Não aconselhamos colocar recipientes contendo água dentro do piano: a umidificação por esse processo é ineficaz e pode desencadear um processo de oxidação das partes metálicas e cordas.
  • Não coloque objetos sobre o piano. Objetos colocados sobre o piano causam empobrecimento dos timbres e vibrações indesejáveis. Não coloque nada sobre o piano, exceto metrônomo e partituras.
  • Não coloque objetos sobre o piano. Objetos colocados sobre o piano causam empobrecimento dos timbres e vibrações indesejáveis. Não coloque nada sobre o piano, exceto metrônomo e partituras.
  • Não derrame líquido sobre o piano.
  • Qualquer líquido contendo álcool, inseticidas, aerosóis, tintas, cosméticos, produtos plásticos, vinílicos e à base de petróleo são prejudiciais ao piano.

Mantenha o piano limpo

  • Externamente, use apenas flanela umedecida com água, seguida de flanela seca e macia. Internamente, use cuidadosamente uma trincha com pêlos macios.
  • O teclado deve ser limpo periodicamente: use flanela macia e seca. Se estiver muito sujo, use a flanela embebida em solução de água e sabão neutro, bem torcida. Não use álcool ou produtos químicos.
  • Proteja o piano contra insetos e roedores.
  • A limpeza interna do piano deve ser feita por um técnico especializado para que seu instrumento não sofra danos no mecanismo, teclado ou cordas e também para que não sofra alteração na regulagem.

Afinação e Regulagem

  • O piano necessita de dois tipos de cuidado profissional: afinação e regulagem. Afinar significa corrigir a vibração de cada corda, tensionando-a até que se alcance a vibração relativa ao som de cada nota.
  • Em uso normal, a afinação deverá ser efetuada ao menos uma vez por ano. Em uso intenso, como em escolas, teatros, restaurantes e clubes, é recomendável mais vezes. Regular significa ajustar o mecanismo, teclado e pedais.
  • Essa partes do piano sofrem pressões e movimentos constantes que causam desgastes que, por sua vez, causam mau funcionamento. Com uma regulagem precisa, apesar do desgaste, elas voltam a funcionar normalmente.
  • Essa operação só será possível com peças que ainda não atingiram o limite máximo de desgaste. Em peças desgastadas não há possibilidade de regulagem, sendo necessário substituí-las por novas e originais de fábrica. O que, convém salientar, somente ocorrerá após muitos anos de uso.
Afinação e Regulagem

Essas recomendações têm como finalidade instruir nosso cliente
para que mantenha seu piano em condições adequadas, obtendo
assim o desempenho ideal.

Saiba mais sobre pianos clicando aqui .

Afinação e regulagem devem ser feitas por especialistas.
Quando seu piano necessitar desses serviços, entre em contato
com a Assistência Técnica da Fritz Dobbert.

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