Release para a imprensa

A paixão pela música foi o impulso e a maior motivação dos fundadores da Fritz Dobbert. Embora não tivessem tido oportunidade de ter uma educação musical formal, os irmãos Célio e Thyrso Bottura não hesitaram em deixar de lado seus negócios na área de importação de material fotográfico e fabricação de joias para abraçar a ideia do amigo alemão Otto Halben, de fundar uma fábrica de pianos no Brasil. Em 13 de maio de 1950 nascia a Indústria de Pianos Halben.

A marca Fritz Dobbert surgiu em 1958, a partir de novos projetos desenvolvidos na fábrica sob a batuta do artesão alemão Fritz Wilhelm Ernst Otto Dobbert. Em pouco tempo a marca viria a ser a única produzida pela Pianofatura Paulista, nome que acabou sucedendo a Indústria de Pianos Halben.

A fábrica crescia com a demanda e a necessidade de verticalização da produção. Era como se fossem várias fábricas em uma. Uma grande serraria recebia toras de madeira para corte, secagem e beneficiamento, resultando nos milhares de peças de madeira que compõem o piano. Tinham também a marcenaria, encordoamento, pintura e expedição, além de um setor completo de metalurgia.

Pouco a pouco esse processo foi se modificando para adaptar-se às novas realidades introduzidas pela globalização que teve início na década de 90. Assim, cumprindo um rigoroso planejamento estratégico, a empresa foi sendo preparada para ocupar um espaço físico mais adequado às modernas formas de produção.

Finalmente, em maio de 2015, ao completar 65 anos de existência, a Fritz Dobbert saiu da antiga fábrica no bairro de Pirituba, em São Paulo, inaugurando sua nova sede, localizada no começo da Via Anhanguera, no Km 18, em um condomínio empresarial: “Estamos realizando nosso velho sonho de ter a fábrica toda em um mesmo piso, mais moderna e eficiente”, diz Celio Bottura Junior, CEO da empresa e filho de um dos fundadores.

Mais do que uma simples troca de endereço, a mudança faz parte de um verdadeiro processo de renovação que envolveu a todos, de diretores a colaboradores. No mesmo local funcionam, além da fábrica de pianos, a administração e um elegante showroom, onde ficam expostos diversos modelos de pianos de cauda, verticais e digitais da Fritz Dobbert e das renomadas marcas importadas; Ritmuller, Kawai e Shigeru Kawai.

Fiel à sua cultura de desenvolver parcerias duradouras com seus fornecedores, a Fritz Dobbert ampliou ainda mais seus horizontes e hoje conta com importantes parceiros nacionais e estrangeiros, de países como Japão, China, Indonésia, Estados Unidos, Alemanha e Itália. “Nesse novo conceito operacional, temos a mesma gestão de qualidade de antes, mas agora diretamente com os fornecedores das matériasprimas e componentes utilizados, que são especializados no que fazem e atendem outras importantes fábricas de piano de diversas partes do mundo”, esclarece Célio Bottura Junior. “Além disso, desenvolvemos o projeto dos nossos pianos com projetistas internacionalmente reconhecidos, como os alemães Klauss Fenner e Lothar Thomma”, complementa.

Empresa genuinamente brasileira, a Fritz Dobbert já ultrapassou a expressiva marca de mais de 92.000 mil pianos fabricados e atualmente é dirigida pela segunda geração de descendentes dos fundadores, reforçando o slogan da empresa: “Paixão que passa por gerações”.

Atenta a todos os aspectos do negócio, a empresa segue firme cumprindo o ideal de seus fundadores ao contribuir para a formação musical e cultural do país, apoiando manifestações artísticas e buscando atender as necessidades educacionais, com constante aprimoramento de sua linha de pianos.

Completados 65 anos de atividades, a marca Fritz Dobbert conquistou o reconhecimento de grandes nomes da música nacional e internacional, professores e iniciantes na música, pela qualidade de seus instrumentos e pela seriedade com que se dedica à arte de fabricar pianos.

Entre em contato conosco

Para ver este conteúdo, preencha o formulário abaixo:

Antes de acessar, fale um pouco mais sobre você!